Vacina para cães: veja tudo que o que você precisa saber!

Saúde

Assim como os humanos, os cachorros também podem sofrer com uma série de doenças capazes de ameaçar tanto a saúde e a vida deles , como a de seus donos. Para evitar esse tipo de dor de cabeça, é indicado que as vacinas para cachorro sejam aplicadas corretamente, seguindo o calendário de vacinação. Vale lembrar que todo o processo deve ser organizado e acompanhado por um médico veterinário. 

Antes de mais nada, é importante que você entenda para que servem as vacinas. Produzidas a partir de bactérias ou vírus atenuados, são um método de imunização bastante seguro. Elas têm como função induzir o organismo a produzir sua própria defesa (anticorpos) e cada uma tem um período de ação. Os efeitos colaterais de vacina para cachorro existem, mas são raros. Os mais frequentes são febre, edema na região onde foi aplicada e sensação de desânimo.

Como funciona a vacina de cachorro?

As vacinas só são realmente eficientes se a saúde do cachorro for boa, estiver desparasitado e o seu sistema imunológico for maduro. No caso de um filhote de cachorro, a sua primeira vacina só deverá ser aplicada uma vez que este esteja desmamado, uma vez que enquanto estiver mamando está protegido de muitos possíveis problemas com todos os nutrientes que o leite materno tem e o seu sistema imunológico está se formando. Devemos consultar com o nosso veterinário de confiança qual é o momento ideal para começar a vacinação do nosso cachorro. Geralmente, a idade ótima de desmame é ao redor dos dois meses de vida e, a primeira vacina costuma ser administrada entre um mês e meio de vida e os dois meses, uma vez que muitas vezes desmama antes do tempo.

No Brasil, não existe um calendário oficial de vacinação. O protocolo mais usado começa aos 45 dias de vida, com a vacina múltipla canina (geralmente V8 ou V10), seguida de 3 a 4 doses a cada 4 semanas. Já a vacina antirrábica é feita em dose única no 4º mês de vida. Mas essa programação pode variar. Cabe apenas ao médico veterinário recomendar qual o momento ideal da vacinação e contra quais doenças o animal deve ser imunizado.

A vacina múltipla e a da raiva devem ter reforço anual durante toda a vida do cãozinho. Inclusive, empresas de aviação e de ônibus só aceitam transportar animais que estão em dia com a carteirinha de vacinação.

Tem problema atrasar a vacinação?

Você já deve ter se perguntado: tem problema atrasar a vacina do cachorro? A resposta é SIM. Isso porque a imunização completa deve ser feita dentro do período recomendado.

Por isso, mantenha a carteira de vacinas em dia e acompanhe de perto, com um veterinário, a saúde do seu cachorro. Mas e se a vacina for atrasada mesmo assim? Nesse caso, procure imediatamente o médico veterinário de sua confiança. É preciso estar atento aos riscos, pois deixar a vacinação de lado deixa o cãozinho vulnerável a doenças graves e fatais.

Não sei se o cachorro foi vacinado: e agora?

Caso você tenha encontrado ou adotado um cachorro sem histórico de vacinação, tenha um animal nunca vacinado ou tenha um filhote que perdeu o prazo de vacinação, é importante levá-lo ao veterinário para que este estabeleça o melhor esquema vacinal para seu bichinho. Geralmente, são feitas duas doses da vacina múltipla e uma dose da vacina contra raiva.

As vacinas de cachorro são divididas em dois grupos, de acordo com a importância da recomendação: vacinas essenciais (recomendadas) e não essenciais (opcionais).

Vacinas essenciais (recomendadas)

Devem ser dadas para evitar doenças que podem ser fatais e doenças zoonóticas (que podem ser transmitidas para humanos). Como por exemplo a parvovirose, cinomose e raiva.

A vacina V8 protege contra a cinomose, parvovirose, adenovirose tipo 2, parainfluenza, hepatite infecciosa canina, coronavirose e dois tipos de leptospira (bactéria causadora da leptospirose). Já a V10 engloba todas da V8 e mais dois tipos de leptospira. A vacina contra a raiva é chamada antirrábica e comumente oferecida em campanhas municipais no Brasil.

Vacinas não-essenciais (opcionais)

Importantes apenas para um grupo de cães. Sua indicação é avaliada pelo médico veterinário, de acordo com o risco de exposição e também pelo estilo de vida.

As principais são a Leishmaniose (ela pode ser essencial em determinadas regiões e em certas condições), além da Giárdia e da Tosse dos canis. Esta última doença é altamente contagiosa e causada por um complexo de bactérias (Bordetella bronchiseptica) e vírus, mas não é considerada grave — em geral, os animais se recuperam em até 15 dias. É transmitida pelas gotículas eliminadas na tosse e no espirro dos cães contaminados. Por isso, é muito indicada para animais que frequentam creches, escolinhas e hospedagens ou que participam de exposições ou provas esportivas caninas.

A vacina contra a giárdia é utilizada para prevenção: diminuição de cistos e consequentemente diminuição da contaminação do ambiente, o que significa diminuição da possibilidade de infectar novos animais ou reinfecção naqueles que já estiveram doentes. Caso mesmo vacinado o animal contraia a doença, apresentará sintomas mais brandos.

Dica importante

É imprescindível que a vacina seja aplicada somente pelo médico veterinário, depois de uma consulta detalhada levando em consideração o estado de saúde do animal. Isso é importante porque a resposta esperada está relacionada à competência imunológica.

Significa que a vacina pode não ser tão eficiente se o cachorro estiver subnutrido, sob muito estresse, com alguma doença em fase de incubação ou em terapia imunossupressora. É por isso que a vacinação deve acontecer somente após um exame clínico realizado por médico veterinário.

Quais são as vacinas de cachorro

  • Vacina V8
  • Vacina V10
  • Vacina contra a raiva
  • Vacina leishmaniose
  • Vacina tosse dos canis
  • Vacina contra giárdia
  • As vacinas V8 e V10 são as chamadas múltiplas ou polivalentes. A diferença entre elas é a cepa combinada da bactéria inativada de Leptospira spp. contida na formulação. Existem mais de 200 tipos de leptospiras mas nem todas estão presentes no Brasil ou afetam cães. Dessa forma, os sorogrupos variam de região para região. Por isso, é importante se informar quais são os mais comuns onde o cão vive ou mesmo frequenta ocasionalmente.

    Vacina V8

    A vacina V8 previne as seguintes doenças:

  • Cinomose: uma virose que pode provocar paralisia e até matar
  • Parvovirose: doença grave e potencialmente fatal que pode atacar o sistema gastrointestinal
  • Adenovirose tipo 2: causada por um vírus que afeta o sistema respiratório podendo evoluir para uma pneumonia se não tratado a tempo
  • Hepatite Infecciosa Canina: muito agressiva e ataca o fígado
  • Parainfluenza: muito contagiosa, provoca problemas respiratórios
  • Coronavirose: infecção aguda, conhecida como gastroenterite contagiosa canina, afeta o sistema gastrointestinal dos cães
  • Leptospirose: previne contra dois tipos mais comuns de Leptospira (icterohaemorrhagiae e canicola). A Leptospira é a bactéria causadora da Leptospirose. Essa doença atinge gravemente os rins e o fígado. Pode facilmente ser transmitida para humanos
  • Vacina V10

    A vacina V10 contempla a mesma cobertura da V8 mais duas outras cepas causadoras da leptospirose. Ou seja, as doenças da V10 são:

  • Cinomose: uma virose que pode provocar paralisia e até matar
  • Parvovirose: doença grave e potencialmente fatal que pode atacar o sistema gastrointestinal ou o coração do animal
  • Adenovirose tipo 2: causada por um vírus que afeta o sistema respiratório podendo evoluir para uma pneumonia se não tratado a tempo
  • Hepatite Infecciosa Canina: muito agressiva e ataca o fígado Parainfluenza
  • Leptospirose: previne contra quatro tipos de Leptospira (icterohaemorrhagiae, canicola, grippotyphosa e pomona). A Leptospira é a bactéria causadora da Leptospirose. Essa doença atinge gravemente os rins e o fígado. Pode facilmente ser transmitida para humanos
  • Vacina contra a raiva, ou antirrábica

    A raiva, ou hidrofobia, pode acometer todos os mamíferos – inclusive humanos, afetando cérebro e medula espinal. Causada por um vírus, se aloja nos nervos e vai para as glândulas salivares, onde se prolifera. Daí a temida espuma ou baba excessiva saindo pela boca – é pela saliva que a doença é transmitida. Incurável, a raiva tem rápida evolução e é fatal. Os principais sintomas, que começam após o período de incubação, são irritabilidade, desorientação e agressividade. Progressivamente, a doença vai se agravando. Não há tratamento para cachorros, apenas para humanos. E como a raiva afeta também os animais silvestres, a melhor forma de erradicá-la é protegendo seu cãozinho com a vacinação.

    Vacina leishmaniose

    Se o seu cachorro vive no litoral, costuma frequentar praias ou mora no interior de São Paulo, Nordeste e Centro Oeste do Brasil (áreas endêmicas), ele corre maior risco de pegar leishmaniose. A doença é uma infecção parasitária que afeta o sistema imunológico e se apresenta em dois tipos: cutâneo e visceral, sendo o último mais frequente nos cachorros. A leishmaniose é uma zoonose que pode ser letal e é transmitida dos cachorros (hospedeiros) para humanos com a ajuda de um mosquito, o vetor da doença. Além da vacina, outra forma de prevenção é o uso de coleira repelente. Cabe apenas ao médico veterinário recomendar se essa vacina é indicada ou não ao seu pet.

    Vacina tosse dos canis

    Altamente contagiosa, a tosse dos canis também é conhecida como gripe canina, traqueíte ou traqueobronquite infecciosa canina. Ela pode ser causada pelos agentes virais parainfluenza e adenovírus, pela bactéria Bordetella bronchiseptica ou por uma combinação deles. A doença tem maior incidência no inverno e em climas frios. Os sintomas são bem parecidos com os da gripe humana: tosse, espirros, secreção saindo pelo nariz e boca, falta de apetite e o tratamento normalmente é bem-sucedido. Os humanos podem ser infectados pela Bordetella bronchiseptica caso estes estejam imunossuprimidos. A principal recomendação, uma vez que a vacina para tosse dos canis é opcional, é para cachorros que vivem com outros cães, que frequentam petshops, hospedagens, exposições ou provas esportivas.  

    Vacina contra giárdia

    A giardíase é uma zoonose causada por um parasita que se aloja no intestino. A transmissão se dá pela ingestão de algo contaminado, como água, alimento ou algo que tenha entrado em contato com fezes contaminadas. A infecção provoca diarreia, dor abdominal, vômito, desidratação, perda de peso etc. Esses sintomas são comuns e podem ser confundidos com outras enfermidades, e o diagnóstico é feito através do exame coproparasitológico solicitado pelo médico veterinário. Alguns casos são assintomáticos e por isso é importante ficar atento porque a doença pode evoluir para um quadro fatal. Por isso, muito cuidado com o que seu pet come (uma graminha pode estar contaminada) e por onde anda. Embora opcional, a vacina contra giárdia é recomendada se o animal vive em um local com saneamento básico precário ou se tem muito convívio com outros cães.

    Calendário anual de vacinas de cachorro

    Veja quais são as vacinas que seu cachorro deve tomar durante o ano e se planeje.

  • V8 || V10: 6 a 8 semanas de vida, sendo 3 a 4 doses com intervalo de 3 a 4 semanas, e com reforço anual (uma dose)
  • Gripe canina: A critério do veterinário, sendo 2 doses com intervalo de 3 a 4 semanas, e com reforço anual (uma dose)
  • Giárdia: A critério do veterinário, sendo 2 doses com intervalo de 3 a 4 semanas, e com reforço anual (uma dose)
  • Raiva canina: 16 semanas de vida, sendo dose única, e com reforço anual (uma dose)
  • Gostou? Então aproveite e baixe sua carteira de vacinação Anjo Animal personalizada!

    EMPRESA

    • NITEC

    • Nacional Inovações Tecnológicas Ltda.

    • CNPJ - 15.162.984/0001-84

    • Goiânia - Goiás - CEP: 74.255-120

    FALE CONOSCO