A OMS recomenda: Tenha um Pet!

Os animais de estimação vêm com alguns poderosos benefícios para a saúde e humor. Veja como cuidar de um pet pode ajudar a aliviar a depressão e ansiedade, baixar os níveis de stress, e até melhorar a saúde do seu coração.

Os Benefícios dos Pets

Em homenagem ao National Puppy Day, celebrado nos Estados Unidos desde 2006, quero trazer à vocês um post que prova cientificamente que um animal pode realmente ser um anjo em nossas vidas! Especialmente perante ao caos que a saúde humana enfrenta atualmente.

A maioria dos donos de animais de estimação tem clareza sobre as alegrias imediatas de compartilhar suas vidas com animais de companhia. No entanto, muitos de nós permanecem alheios aos benefícios para a saúde física e mental que também podem acompanhar o prazer de aconchegar-se com um amigo peludo. Apenas recentemente os estudos começaram a explorar cientificamente os benefícios do vínculo humano-animal.

Os animais de estimação evoluíram para se tornarem perfeitamente sintonizados com os humanos e com nosso comportamento e emoções. Os cães, por exemplo, são capazes de entender muitas das palavras que usamos, mas são ainda melhores em interpretar nosso tom de voz, linguagem corporal e gestos. E como qualquer bom amigo humano, um cão leal olhará em seus olhos para avaliar seu estado emocional e tentar entender o que você está pensando e sentindo (e para descobrir quando o próximo passeio ou petisco pode vir, é claro).

Animais de estimação, especialmente cães e gatos, podem reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, aliviar a solidão, estimular o exercício e a diversão e até mesmo melhorar sua saúde cardiovascular. Cuidar de um animal pode ajudar as crianças a crescerem mais seguras e ativas. Animais de estimação também fornecem companhia valiosa para adultos mais velhos. Talvez o mais importante, porém, um animal de estimação pode adicionar alegria real e amor incondicional à sua vida.

Como pets impactam a sua saúde

Embora as pessoas com animais de estimação muitas vezes experimentem os maiores benefícios para a saúde, um animal de estimação não necessariamente tem que ser um cachorro ou um gato. Até mesmo observar peixes em um aquário pode ajudar a reduzir a tensão muscular e diminuir a taxa de pulso.

Estudos têm mostrado que:

  • Os donos de animais de estimação são menos propensos a sofrer de depressão do que aqueles que não os têm.
  • Pessoas com animais de estimação têm pressão arterial mais baixa em situações estressantes do que aqueles sem animais de estimação. Um estudo descobriu que quando pessoas com hipertensão limítrofe adotaram cães de um abrigo, sua pressão arterial caiu significativamente em cinco meses.
  • Brincar com um cão ou gato pode elevar os níveis de serotonina e dopamina, que acalmam e relaxam.
  • Os donos de animais de estimação têm níveis mais baixos de triglicerídeos e colesterol (indicadores de doenças cardíacas) do que aqueles sem animais de estimação.
  • Pacientes com ataque cardíaco com animais de estimação sobrevivem mais do que aqueles sem.
  • Os donos de animais com mais de 65 anos fazem 30% menos visitas aos médicos do que aqueles sem animais.
  • Uma das razões para esses efeitos terapêuticos é que os animais de estimação atendem à necessidade humana básica de toque. Mesmo criminosos experientes na prisão mostram mudanças de longo prazo em seu comportamento depois de interagir com animais de estimação, muitos deles experimentando afeição mútua pela primeira vez. Afagar, abraçar ou tocar um animal amoroso pode rapidamente acalmar e acalmar você quando você está estressado ou ansioso. A companhia de um animal de estimação também pode aliviar a solidão, e a maioria dos cães é um ótimo estímulo para exercícios saudáveis, que podem melhorar substancialmente o seu humor e aliviar a depressão.

    Como os animais de estimação podem ajudá-lo a fazer mudanças saudáveis no seu estilo de vida.

    A adoção de um estilo de vida saudável ​​desempenha um papel importante no alívio dos sintomas de depressão, ansiedade, estresse, transtorno bipolar e PTSD. Cuidar de um animal de estimação pode ajudá-lo a fazer mudanças e deixar seu estilo de vida mais saudável ao:

    Aumentar o exercício. Levar um cachorro para passear, caminhar ou correr são maneiras divertidas e recompensadoras de encaixar exercícios diários saudáveis ​​em sua programação. Estudos demonstraram que os donos de cães têm muito mais probabilidade de atender às suas necessidades de exercícios diários - e fazer exercícios todos os dias também é ótimo para o animal. Isso vai aprofundar a conexão entre vocês, erradicar a maioria dos problemas de comportamento em cães e manter seu animal de estimação em forma e saudável.

    Fornecendo companheirismo. A companhia pode ajudar a prevenir doenças e até mesmo adicionar anos à sua vida, enquanto o isolamento e a solidão podem desencadear sintomas de depressão. Cuidar de um animal vivo pode ajudá-lo a se sentir necessário e desejado e a desviar o foco de seus problemas, especialmente se você mora sozinho. A maioria dos donos de cães e gatos fala com seus animais de estimação, alguns até os usam para resolver seus problemas. E nada supera a solidão como voltar para casa com um rabo abanando ou um gato ronronando.

    Ajudando você a conhecer novas pessoas. Animais de estimação podem ser um ótimo lubrificante social para seus donos, ajudando você a iniciar e manter novas amizades. Os donos de cães frequentemente param e conversam entre si em passeios, caminhadas ou em um parque canino. Os donos de animais também conhecem novas pessoas em lojas de animais, clubes e aulas de treinamento.

    Reduzindo a ansiedade. A companhia de um animal pode oferecer conforto, ajudar a aliviar a ansiedade e aumentar a autoconfiança para pessoas ansiosas por sair para o mundo. Como os animais de estimação tendem a viver no momento - eles não se preocupam com o que aconteceu ontem ou o que pode acontecer amanhã - eles podem ajudá-lo a se tornar mais consciente e apreciar a alegria do presente.

    Adicionando estrutura e rotina ao seu dia. Muitos animais de estimação, especialmente cães, requerem alimentação regular e programação de exercícios. Ter uma rotina consistente mantém o animal equilibrado e calmo - e pode funcionar para você também. Não importa o seu humor - deprimido, ansioso ou estressado - um olhar queixoso de seu animal de estimação e você terá que sair da cama para alimentá-los, fazer exercícios e cuidar deles.

    Fornece alívio do estresse sensorial. Toque e movimento são duas maneiras saudáveis ​​de controlar o estresse rapidamente. Acariciar um cão, gato ou outro animal pode reduzir a pressão arterial e ajudá-lo a se sentir mais calmo e menos estressado.

    Animais de estimação "alternativos" e seus benefícios

    Os benefícios para a saúde providos por animais de estimação não se limitam apenas a cães e gatos. Se você está pensando em comprar um animal doméstico, aqui estão algumas opções menos comuns:

    Cobras e lagartos. Você pode pensar que répteis parecem frios, mas estudos mostram que lagartos e cobras podem crescer apegados a seus donos, reconhecendo quem os cuida, manipula e alimenta. Alguns podem até pedir para ser acariciados, levantando o pescoço. Um companheiro reptiliano também pode atrair aqueles que têm alergia a animais de estimação peludos ou que consideram sua beleza exótica e incomum atraente.

    Coelhos. Outra alternativa para quem tem alergia a cães ou gatos é o coelhinho. Um coelho pode ser um animal de estimação excepcional para a família, não tão exigente quanto cães ou gatos, mas com muita energia e personalidade. Eles não requerem muito espaço - um mínimo de 1,20 x 1,20 m de espaço vital com oportunidade de vagar mais amplo a cada dia. Se você mora em um apartamento, um coelho pode ser a opção perfeita. Ter um coelho pode ajudar a reduzir os níveis do hormônio do estresse cortisol e aumentar os níveis de serotonina (“hormônio da felicidade”) em seu cérebro. Acariciar ou acariciar um amigo peludo também pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

    Pássaros. Aves de companhia têm longevidade muito longa; algumas espécies de papagaios podem até sobreviver aos humanos. Ter um pássaro significa que você pode desfrutar de todo o amor sem ter que lidar com a dor que vem com a perda de seu animal de estimação. Os pássaros também estimulam a interação social, o que pode ser benéfico se você mora sozinho ou é idoso e deseja manter sua mente alerta. Falar e ensinar truques ao seu pássaro pode promover uma função cognitiva saudável.

    Peixe. Você deve ter notado tanques de peixes em muitos consultórios médicos ou dentistas, lares de idosos ou outras instalações médicas. Há um bom motivo para isso. Foi comprovado cientificamente que manter e observar peixes reduz o estresse e acalma sua frequência cardíaca.

    O benefício dos pets na saúde dos mais velhos

    Além de fornecer companhia vital, ter um animal de estimação pode desempenhar um papel importante no envelhecimento saudável, ajudando você a:

    Encontre significado e alegria na vida. Conforme você envelhece, você perderá coisas que antes ocupavam seu tempo e davam um propósito à sua vida. Você pode se aposentar de sua carreira ou seus filhos podem se mudar para longe. Cuidar de um animal de estimação pode trazer prazer e ajudar a aumentar seu moral, otimismo e senso de autoestima. Optar por adotar um animal de estimação de um abrigo, especialmente um animal de estimação mais velho, pode aumentar sua sensação de realização, sabendo que você forneceu uma casa para um animal de estimação que, de outra forma, poderia ter sido sacrificado.

    Permaneça conectado. Manter uma rede social nem sempre é fácil conforme você envelhece. Aposentadoria, doença, morte e realocação podem levar embora amigos íntimos e familiares. E fazer novos amigos pode ficar mais difícil. Animais de estimação, especialmente cães, são uma ótima maneira para os adultos mais velhos iniciarem conversas e conhecerem novas pessoas.

    Aumente sua vitalidade. Você pode superar muitos dos desafios físicos associados ao envelhecimento cuidando bem de si mesmo. Cães e gatos estimulam a brincadeira, o riso e os exercícios, o que pode ajudar a estimular o sistema imunológico e aumentar a energia.

    O benefício dos pets na saúde das crianças

    Não apenas as crianças que crescem com animais de estimação têm menos risco de alergias e asma, mas também aprendem a ter responsabilidade, compaixão e empatia por terem um cachorro ou gato.

  • Ao contrário dos pais ou professores, os animais de estimação nunca são críticos e não dão ordens. Eles estão sempre amorosos e sua mera presença em casa pode ajudar a proporcionar uma sensação de segurança aos filhos. Ter um animal de estimação sempre presente pode ajudar a aliviar a ansiedade de separação em crianças quando a mãe e o pai não estão por perto.
  • Ter o amor e a companhia de um animal de estimação pode fazer a criança se sentir importante e ajudá-la a desenvolver uma autoimagem positiva.
  • Crianças que são emocionalmente apegadas a seus animais de estimação são mais capazes de construir relacionamentos com outras pessoas.
  • Estudos também mostraram que animais de estimação podem ajudar a acalmar crianças hiperativas ou excessivamente agressivas. É claro que tanto o animal quanto a criança precisam ser treinados para se comportar adequadamente um com o outro.
  • Um pássaro pode ajudar a desenvolver uma mente jovem e em expansão, ensinando a uma criança a empatia e a compreensão. As crianças podem falar com seus pássaros sem medo de rejeição, o que lhes permite aumentar sua confiança e até mesmo seu vocabulário.
  • Conseguir uma cobaia é uma ótima maneira de ensinar responsabilidade ao seu filho. As cobaias são fáceis de cuidar - tudo de que precisam é uma pequena quantidade de ração peletizada, uma gaiola grande e um suplemento de vitamina C, o que as torna um animal de estimação ideal para crianças pequenas.
  • Crianças e adultos podem se beneficiar de brincar com animais de estimação, o que pode fornecer uma fonte de calma e relaxamento, bem como uma fonte de estimulação para o cérebro e o corpo. Brincar com um animal de estimação pode até ser uma porta de entrada para o aprendizado de uma criança. Pode estimular a imaginação e a curiosidade de uma criança. As recompensas de treinar um cão para realizar um novo truque, por exemplo, podem ensinar às crianças a importância da perseverança. Cuidar de um amigo peludo também pode oferecer outro benefício para uma criança: imensa alegria.

    Como encontrar o pet perfeito

    Se você decidiu que ter um animal de estimação é o certo para você, parabéns: você está prestes a abrir sua vida para um relacionamento único e gratificante. Enquanto as pessoas que têm animais de estimação tendem a ser mais felizes, independentes e se sentem mais seguras do que aquelas sem animais de estimação, é importante selecionar o tipo de animal de estimação que melhor se adapta às suas necessidades e estilo de vida.

    Converse com outros membros da sua família e concorde sobre as qualidades que você deseja em um animal de estimação e aquelas que você prefere evitar. No caso dos cães, o melhor amigo do homem vem em inúmeras raças ou misturas de raças, cada uma oferecendo uma mistura diferente de traços de personalidade.

    Se você está procurando por algo menor ou com menos energia, talvez um coelho seja o certo para você e sua família. Aqui estão algumas perguntas a se fazer ao procurar o animal de estimação perfeito:

  • Onde você mora? Apartamento ou casa? Isso determinará muito o tamanho do animal mais adequado para sua casa. Por exemplo, um coelho ou gato pode ser mais adequado em um apartamento do que um cachorro.
  • Qual é o seu estilo de vida? Horário de trabalho? Se os responsáveis ​​por cuidar do animal ficam fora a maior parte do dia, seja na escola ou no trabalho, você pode querer um animal que não precise de atenção constante, como um réptil ou um peixe.
  • Com quem você mora? Crianças pequenas ou um parente idoso podem ser derrubados por um cachorro grande, por exemplo, tornando um gato ou coelho uma opção mais segura.
  • Qual o tamanho do seu quintal? Raças de cães grandes, por exemplo, muitas vezes requerem mais espaço para correr e brincar.
  • Você viaja muito? Se você tende a estar na estrada a trabalho ou lazer, então você vai querer um animal de estimação que possa ser deixado sozinho por longos períodos ou facilmente cuidado por um amigo ou vizinho. Peixes ou répteis podem ser mais adequados do que cães ou gatos.
  • Quanto derramamento você pode tolerar? Se você odeia cabelo, então certifique-se de olhar para a raça do animal, porque os pelos de alguns animais podem se espalhar por toda parte. A boa notícia é que existem muitas raças diferentes de cães e gatos que apresentam desprendimento mínimo. Também existem animais de estimação que não trocam de larvas, como uma iguana ou uma cobra (bem, pelo menos não o cabelo).
  • Em última análise, ao escolher um animal de estimação, você deve ser honesto consigo mesmo sobre o estilo de vida que gostaria de manter e o tipo de animal de estimação que gostaria de cuidar. Se você está em dúvida sobre como cuidar de um animal maior, comece pequeno, pegue um peixe ou um mamífero menor. Veja como se encaixa e prossiga a partir daí.
  • Espero que esse longo artigo tenha sido útil à você e o tenha convencido a trazer um anjinho para sua vida! Se sim, apenas peço que considere a opção de adotar. Muitos anjinhos cheios de amor para oferecer estão precisando de um lar! Lembre de compartilhar com o máximo de pessoas que você sabe que precisam ter um pet em suas vidas também.

    Até a próxima, Guardiões!

    EMPRESA

    • NITEC

    • Nacional Inovações Tecnológicas Ltda.

    • CNPJ - 15.162.984/0001-84

    • Goiânia - Goiás - CEP: 74.255-120

    FALE CONOSCO