Lidando com a perda de um Pet

É natural sentir-se devastado por sentimentos de pesar e tristeza quando um cachorro, gato ou outro animal de estimação amado morre. Essas dicas podem ajudá-lo a enfrentar.

Sad cat

Por que a perda de um animal de estimação dói tanto?

Muitos de nós compartilhamos um intenso amor e vínculo com nossos companheiros animais. Para nós, um animal de estimação não é “apenas um cachorro” ou “apenas um gato”, mas sim um membro querido de nossa família, trazendo companheirismo, diversão e alegria para nossas vidas. Um animal de estimação pode adicionar estrutura ao seu dia, mantê-lo ativo e social, ajudá-lo a superar contratempos e desafios na vida e até mesmo fornecer um senso de significado ou propósito. Então, quando um querido animal de estimação morre, é normal se sentir atormentado pela dor e pela perda.

A dor da perda muitas vezes pode ser opressora e desencadear todos os tipos de emoções dolorosas e difíceis. Embora algumas pessoas possam não entender a profundidade dos sentimentos que você tem por seu animal de estimação, você nunca deve se sentir culpado ou envergonhado por lamentar por um amigo animal.

Embora todos respondamos à perda de maneiras diferentes, o nível de luto que você experimenta geralmente depende de fatores como sua idade e personalidade, a idade de seu animal de estimação e as circunstâncias de sua morte. Geralmente, quanto mais significativo seu animal de estimação era para você, mais intensa a dor emocional que você sentirá.

O papel que o animal desempenhou em sua vida também pode ter um impacto. Por exemplo, se seu animal de estimação era um cão de trabalho, animal de serviço ou animal de terapia, você não só lamentará a perda de um companheiro, mas também a perda de um colega de trabalho, a perda de sua independência ou a perda de suporte emocional . Se você morava sozinho e o animal era seu único companheiro, aceitar a perda deles pode ser ainda mais difícil. E se você não foi capaz de pagar um tratamento veterinário caro para prolongar a vida do seu animal de estimação, você pode até sentir um profundo sentimento de culpa.

Embora a perda seja uma parte inevitável de ter um animal de estimação, existem maneiras saudáveis ​​de lidar com a dor, aceitar sua dor e, quando chegar a hora certa, talvez até mesmo abrir seu coração para outro animal.

O processo de luto após a perda de um animal de estimação

O luto é uma experiência altamente individual. Algumas pessoas descobrem que o luto após a perda de um animal de estimação vem em estágios, nos quais experimentam diferentes sentimentos, como negação, raiva, culpa, depressão e, eventualmente, aceitação e resolução. Outros acham que seu luto é mais cíclico, vindo em ondas ou uma série de altos e baixos. Os baixos tendem a ser mais profundos e longos no início e, então, gradualmente se tornam mais curtos e menos intensos com o passar do tempo. Mesmo assim, mesmo anos depois de uma perda, uma visão, um som ou um aniversário especial podem despertar memórias que desencadeiam uma forte sensação de luto.

O processo de luto acontece apenas gradualmente. Não pode ser forçado ou apressado - e não existe um calendário "normal" para o luto. Algumas pessoas começam a se sentir melhor em semanas ou meses. Para outros, o processo de luto é medido em anos. Seja qual for a sua experiência de luto, é importante ser paciente consigo mesmo e permitir que o processo se desenrole naturalmente.

Sentir-se triste, chocado ou solitário é uma reação normal à perda de um animal de estimação amado. Exibir esses sentimentos não significa que você é fraco ou que seus sentimentos estão de alguma forma mal colocados. Significa apenas que você está de luto pela perda de um animal que amou, então não deve se sentir envergonhado.

Tentar ignorar sua dor ou evitar que ela apareça só vai piorá-la a longo prazo. Para uma cura real, é necessário enfrentar sua dor e lidar ativamente com ela. Ao expressar sua dor, você provavelmente precisará de menos tempo para curar do que se reter ou "reprimir" seus sentimentos. Escreva sobre seus sentimentos e converse sobre eles com outras pessoas que simpatizam com sua perda.

Lidando com a dor da perda do animal de estimação

Tristeza e pesar são respostas normais e naturais à morte. Assim como a tristeza por nossos amigos e entes queridos, a tristeza por nossos companheiros animais só pode ser enfrentada com o tempo, mas existem maneiras saudáveis ​​de lidar com a dor. Aqui estão algumas sugestões:

Não deixe ninguém dizer a você como se sentir, e não diga a si mesmo como sentir também. Sua dor é sua, e ninguém mais pode dizer quando é hora de "seguir em frente" ou "superar isso". Permita-se sentir o que quer que sinta sem constrangimento ou julgamento. É normal ficar com raiva, chorar ou não chorar. Também é bom rir, encontrar momentos de alegria e relaxar quando estiver pronto.

Estenda a mão para outras pessoas que perderam animais de estimação. Verifique comunidades online, ligue para outras pessoas que já perderam animais de estimação e grupos de apoio à perda de animais de estimação. Se seus próprios amigos e familiares não simpatizam com a perda de um animal de estimação, encontre alguém que seja. Frequentemente, outra pessoa que também passou pela perda de um animal de estimação pode entender melhor o que você está passando.

Os rituais podem ajudar na cura. Um funeral pode ajudar você e seus familiares a expressarem abertamente seus sentimentos. Ignore as pessoas que acham que é impróprio realizar um funeral para um animal de estimação e faça o que achar melhor para você.

Crie um legado. Preparar um memorial, plantar uma árvore em memória de seu animal de estimação, compilar um álbum de fotos ou álbum de recortes, ou de outra forma compartilhar as memórias que você gostou com seu animal de estimação, pode criar um legado para celebrar a vida de seu companheiro animal. Lembrar da diversão e do amor que você compartilhou com seu animal de estimação pode ajudá-lo a seguir em frente.

Cuide de si mesmo. O estresse de perder um animal de estimação pode esgotar rapidamente sua energia e reservas emocionais. Cuidar de suas necessidades físicas e emocionais o ajudará a superar esse momento difícil. Passe um tempo cara a cara com pessoas que se preocupam com você, faça uma dieta saudável, durma bastante e faça exercícios regularmente para liberar endorfinas e ajudar a melhorar seu humor.

Se você tiver outros animais de estimação, tente manter sua rotina normal. Animais de estimação sobreviventes também podem sofrer perdas quando um animal morre ou podem ficar angustiados com sua tristeza. Manter suas rotinas diárias, ou até mesmo aumentar os tempos de exercício e brincadeiras, não só beneficiará os animais de estimação sobreviventes, mas também ajudará a elevar seu humor e suas perspectivas.

Procure ajuda profissional se precisar. Se o seu luto for persistente e interferir em sua capacidade de funcionar, seu médico ou um profissional de saúde mental pode avaliá-lo quanto a depressão.

Lidando com a perda de um animal de estimação quando outros desvalorizam sua perda

Um aspecto que pode tornar o luto pela perda de um animal de estimação tão difícil é que a perda do animal de estimação não é apreciada por todos. Alguns amigos e familiares podem dizer: “Qual é o problema? É apenas um animal de estimação! ” Algumas pessoas presumem que a perda de um animal de estimação não deve doer tanto quanto a perda humana, ou que é de alguma forma inapropriado lamentar por um animal. Eles podem não entender porque não têm um animal de estimação ou são incapazes de apreciar a companhia e o amor que um animal de estimação pode oferecer.

  • Não discuta com os outros se o seu luto é apropriado ou não.
  • Aceite o fato de que o melhor suporte para o seu luto pode vir de fora do seu círculo habitual de amigos e familiares.
  • Procure outras pessoas que perderam animais de estimação; aqueles que podem avaliar a magnitude de sua perda e podem ser capazes de sugerir maneiras de superar o processo de luto.
  • Dicas para idosos em luto pela morte de um animal de estimação

    À medida que envelhecemos, experimentamos um número crescente de grandes mudanças na vida, incluindo a perda de amigos queridos, familiares e animais de estimação. A morte de um animal de estimação pode atingir os idosos aposentados ainda mais do que os adultos mais jovens, que podem contar com o conforto de uma família próxima ou se distrair com a rotina de trabalho. Se você é um adulto mais velho que mora sozinho, seu animal de estimação provavelmente foi seu único companheiro, e cuidar do animal proporcionou a você um senso de propósito e autoestima.

    Infelizmente o momento que vivemos enfrentando grandes desafios gerados pelo COVID-19, especialmente o isolamento social, agravam ainda mais o sentimento de solidão. Nada supera a conexão, tanto com os animais quanto com as pessoas, por isso, precisamos tentar ao máximo manter as pontes entre nós e os outros firmes.

    Fique conectado com os amigos. Animais de estimação, principalmente cães, podem ajudar idosos a conhecer novas pessoas ou se conectar regularmente com amigos e vizinhos durante uma caminhada ou no parque para cães. Tendo perdido seu animal de estimação, é importante que você não passe dia após dia sozinho. Tente passar algum tempo com pelo menos uma pessoa todos os dias. O contato cara a cara (ainda que por ligações de vídeo) regular pode ajudá-lo a evitar a depressão e a permanecer positivo. Ligue para um velho amigo ou vizinho para um almoço ou junte-se a um clube.

    Aumente sua vitalidade com exercícios. Os animais de estimação ajudam muitos adultos mais velhos a se manterem ativos e brincalhões, o que pode estimular o sistema imunológico e aumentar a energia. É importante manter seus níveis de atividade após a perda de seu animal de estimação. Consulte o seu médico antes de iniciar um programa de exercícios e, em seguida, encontre uma atividade de que goste. Praticar exercícios em grupo - praticando um esporte como tênis ou golfe, ou fazendo exercícios ou aulas de natação - também pode ajudá-lo a se conectar com outras pessoas.

    Tente encontrar um novo significado e alegria na vida. Cuidar de um animal de estimação ocupava seu tempo e aumentava seu moral e otimismo. Tente preencher esse tempo oferecendo-se como voluntário, escolhendo um hobby há muito negligenciado, tendo aulas, ajudando amigos, grupos de resgate ou abrigos para sem-teto a cuidar de seus animais, ou até mesmo conseguindo outro animal de estimação quando a hora parecer certa.

    Ajudando as crianças a lamentar a perda de um animal de estimação

    A perda de um animal de estimação pode ser a primeira experiência da morte de seu filho - e sua primeira oportunidade de ensiná-los a lidar com a tristeza e a dor que inevitavelmente acompanham a alegria de amar outra criatura viva. Perder um animal de estimação pode ser uma experiência traumática para qualquer criança. Muitas crianças amam seus animais de estimação profundamente e algumas podem nem se lembrar de uma época em suas vidas em que o animal não estava por perto. Uma criança pode ficar com raiva e culpar a si mesma - ou a você - pela morte do animal de estimação. Uma criança pode sentir medo de que outras pessoas ou animais que ela ama também a abandonem. A maneira como você lida com o processo de luto pode determinar se a experiência tem um efeito positivo ou negativo no desenvolvimento pessoal de seu filho.

    Alguns pais acham que devem tentar proteger seus filhos da tristeza de perder um animal de estimação, não falando sobre a morte do animal ou não sendo honestos sobre o que aconteceu. Fingir que o animal fugiu ou “foi dormir”, por exemplo, pode deixar uma criança ainda mais confusa, assustada e traída quando finalmente souber a verdade. É muito melhor ser honesto com as crianças e permitir que elas sofram à sua maneira.

    Deixe seu filho ver você expressar sua própria tristeza pela perda do animal de estimação. Se você não tem a mesma sensação de perda que seu filho, respeite sua dor e deixe-o expressar seus sentimentos abertamente, sem que se sinta envergonhado ou culpado. As crianças devem se sentir orgulhosas por terem tanta compaixão e se importarem profundamente com seus companheiros animais.

    Tranquilize seu filho que ele não foi o responsável pela morte do animal de estimação. A morte de um animal de estimação pode levantar muitas questões e temores em uma criança. Você pode precisar reassegurar a seu filho que você, os pais dele, também não têm probabilidade de morrer. É importante falar sobre todos os seus sentimentos e preocupações.

    Envolva seu filho no processo de morte. Se você escolheu a eutanásia para seu animal de estimação, seja honesto com seu filho. Explique por que a escolha é necessária e dê à criança a chance de passar um tempo especial com o animal de estimação e dizer adeus à sua maneira.

    Se possível, dê à criança a oportunidade de criar uma lembrança do animal de estimação. Esta poderia ser uma fotografia especial ou um molde de gesso da impressão da pata do animal, por exemplo.

    Permita que a criança se envolva em qualquer serviço fúnebre, se desejar. Fazer um funeral ou criar um memorial para o animal de estimação pode ajudar seu filho a expressar seus sentimentos abertamente e a processar a perda.

    Não se apresse para conseguir um "animal de estimação substituto" para a criança antes que ela tenha a chance de lamentar a perda que sente. Seu filho pode se sentir desleal, ou você pode enviar a mensagem de que a dor e a tristeza sentidas quando algo morre pode simplesmente ser superado com a compra de um substituto.

    Tomar a decisão de despedir-se de um animal de estimação

    Decidir colocar seu companheiro animal para dormir é uma das decisões mais difíceis que você terá que fazer por seu animal de estimação. No entanto, como dono de um animal de estimação amoroso, pode chegar o momento em que você precise ajudar seu animal de estimação a fazer a transição da vida para a morte, com a ajuda de seu veterinário, da maneira mais indolor e pacífica possível.

    Saber quando é hora de colocar um animal de estimação para dormir

    No Brasil, o órgão responsável pela regulamentação da eutanásia de cachorro e outros animais é o Conselho Federal de Medicina Veterinária. De acordo com o Guia de Boas Práticas do CFMV, a eutanásia em animais é indicada em casos de pets com doenças incuráveis e que estejam em grande sofrimento.

    O procedimento também é indicado — na verdade, obrigatório — quando o pet representa um risco à saúde pública, como no caso de indivíduos afetados pela raiva canina.

    Em conformidade com as orientações do CFMV, a recomendação costuma ser feita apenas em casos extremos, quando o cãozinho está sofrendo muito e sem possibilidade de melhora, como pode ser o caso de eutanásia em cães com câncer.

    “A decisão deve ser sempre baseada no bem-estar do pet, quando sabemos que, caso não ocorra o procedimento, o cachorro não terá qualidade de vida e que não há perspectiva de cura”, diz o médico-veterinário.

    Se você decidir que acabar com o sofrimento é do interesse do seu animal de estimação, reserve um tempo para criar um processo que seja o mais pacífico possível para você, seu animal de estimação e sua família. Você pode querer passar um último dia em casa com o animal para se despedir ou visitá-lo no hospital veterinário. Você também pode optar por estar presente durante a eutanásia do seu animal de estimação, ou se despedir com antecedência e permanecer na sala de espera do veterinário ou em casa. Esta é uma decisão individual de cada membro da família.

    Como explicar a eutanásia de animal de estimação para uma criança

    Seja honesto. Comece explicando que seu animal de estimação está doente, sofrendo muito e que você tem a capacidade de acabar com esse sofrimento de uma forma muito humana e gentil. A injeção é um processo muito tranquilo e indolor para o seu animal. Às vezes, quando você realmente ama um animal de estimação, você tem que tomar esse tipo de decisão difícil para poupar o animal de mais dor e sofrimento.

  • As crianças tendem a se "alimentar" da reação dos pais. Se você está histérica ou acha que é a decisão errada, seu filho provavelmente reagirá de maneira semelhante. Se você estiver triste e lidar com essa tristeza de maneira saudável, seu filho seguirá seu exemplo.
  • Contanto que você esteja colocando seu amado animal de estimação para dormir pelos motivos certos, diga a seus filhos que não há problema em se sentir triste, mas não há necessidade de se sentir culpado. Você deve se sentir triste, e seus filhos podem sentir a tristeza, mas não misture a culpa com a tristeza. Uma emoção é saudável, a outra terrivelmente pesada.
  • Outro cão ou gato após a perda do animal

    Existem muitos motivos maravilhosos para mais uma vez compartilhar sua vida com um animal de companhia, mas a decisão de quando fazê-lo é muito pessoal. Pode ser tentador sair correndo e preencher o vazio deixado pela morte do seu animal de estimação pegando outro animal de estimação imediatamente. Na maioria dos casos, é melhor primeiro lamentar o velho animal de estimação e esperar até que esteja emocionalmente pronto para abrir seu coração e sua casa para um novo animal. Você pode querer começar como voluntário em um abrigo ou grupo de resgate. Passar um tempo cuidando de animais de estimação necessitados não é ótimo apenas para os animais, mas pode ajudá-lo a decidir se você está pronto para ter um novo animal de estimação.

    Alguns idosos aposentados que vivem sozinhos podem ter mais dificuldade em se adaptar à vida sem um animal de estimação. Se cuidar de um animal proporcionou a você um senso de propósito e valor próprio, bem como companheirismo, você pode querer considerar a possibilidade de adotar outro animal de estimação mais cedo. Claro, os idosos também precisam considerar sua própria saúde e expectativa de vida ao decidir sobre um novo animal de estimação. Novamente, o voluntariado para ajudar animais de estimação em necessidade pode ser uma boa maneira de decidir se você está pronto para se tornar um dono de animal de estimação novamente.

    Espero que esse artigo tenha lhe ajudado a enxergar que existem perspectivas mesmo quando enfrentamos as situações mais difíceis e escuras. Se estiver pronto para adotar um anjinho, visite nossa página Me Adote! no App Anjo Animal. Caso decida que não é o momento de se comprometer com outro animal, sinta-se convidado a conhecer e engajar-se nas diversas organizações apoiadas pela Anjo Animal, conheça-as em nosso site. Estamos aqui para lhe ajudar a superar esta fase difícil. Conte conosco!

    EMPRESA

    • NITEC

    • Nacional Inovações Tecnológicas Ltda.

    • CNPJ - 15.162.984/0001-84

    • Goiânia - Goiás - CEP: 74.255-120

    FALE CONOSCO